As 8 Melhores Dicas de Como Ensinar a Bíblia Para Crianças de Forma Simples e de Uma Maneira Que Elas Irão Amar:

Olá, nesse artigo iremos tratar de assunto muito importante, como diz o ditado, “é de pequeno que se aprende” não é mesmo? Então queremos saber se você Papai e Mamãe sabem como ensinar a Bíblia para crianças? Vocês pais tem ensinado a Palavra de Deus aos pequeninos?

 

Saiba que o estudo bíblico infantil é fundamental para as crianças pequenas, isto ajudará muito no desenvolvimento e crescimento espiritual da criança. Temos mais que certeza absoluta que se você tem filhos, ou simplesmente adora ensinar crianças vai amar esse ensinamento.

 

É bem provável que esteja se perguntando agora neste exato momento: Eu tenho 3 filhos, um menino e duas meninas, e suas idades variam entre 4 e 10 anos. Confesso que eu tenho extrema dificuldade de estudar a Bíblia Sagrada juntamente com eles.

 

Muitas vezes fico até bem perdida sobre o que falar pra eles e sobre como falar. Então será mesmo que existe uma maneira mais simplificada e prática para que nós mães e pais consigamos ensinar a Bíblia para nossas crianças e estudar com os filhos em casa? Será que é possível estar ensinando a Bíblia com criatividade para nossos amados filhos?

 

A sua resposta é sim! E caso opte por ensinar os seus filhos, saiba que está de parabéns, pois a grande maioria dos pais não se preocupam muito com o lado espiritual dos pequeninos.

 

E a partir de agora lhe ajudaremos dando algumas dicas valiosas e que devem ser levadas a sério na hora de ensinar as crianças, com essas dicas com certeza o estudo será muito mais agradável e proveitoso, tanto pra você como para seus filhos e crianças.

 

Dicas de Como Ensinar a Bíblia Para Crianças

 

Dicas de Como Ensinar a Palavra de Deus aos Pequeninos:

 

Depois de analisarmos bem e chegarmos ao entendimento separamos 8 dicas que entendemos como fundamentais na hora de ensinar a Bíblia para crianças, recomendamos que siga atentamente as dicas pois assim com certeza o aprendizado das crianças será muito melhor e divertido, e muito mais sadio.

 

Vamos as Dicas:

 

  • Dica 1: Considere sempre em primeiro lugar a idade das crianças:

 

É de extrema importância que saiba que cada faixa etária aprende as coisas de um jeito ou maneira diferentes certo. Por exemplo, crianças menores aprendem muito mais visualizando enquanto ouvem, por isso, não vai adiantar nada ficar apenas lendo para elas.

 

Enquanto as crianças que já sabem ler, ou estão já na pré-adolescência, necessitam de uma abordagem um pouco mais diferenciada para a idade delas.

 

  • Dica 2: Mas então como vou saber que tipo de abordagem devo usar com meus filhos:

 

A nossa dica agora é bem simples, procure saber como a escola onde seu filho estuda ensina eles, que tipo de material eles utilizam e procure saber também que tipo de linguagem eles usam.

 

Procure sempre conversar com a professora ou professor de seu filho, pergunte e peça à eles algumas dicas de ensinamento, ou de como ensinar a Bíblia para crianças de uma maneira muito mais eficiente e eficaz de acordo com a idade do seu filho.

 

E agora com essas informações você mesmo vai adaptar ou criar um tipo de linguagem ao ensinamento da Bíblia Sagrada, sendo que como pais, nem sempre temos a formação pedagógica necessária pra saber precisamente como ensinar.

 

  • Dica 3: Não desista jamais de ensinar os pequenos, obstáculos sempre irão aparecer:

 

Não sei se você sabe, mas as crianças, tendem geralmente e ter certas dificuldades em assimilar novas práticas ou hábitos, principalmente as crianças menores.

 

Com certeza isto já aconteceu ou acontece com você, quando você e sua família vão a reuniões de orações nas casas de amigos as suas crianças não ficam querendo correr pra lá e pra cá? Isto é normal.

 

É porque elas não tem o hábito de estar assimilando novas práticas, mas com o passar do tempo isto vai sendo incorporado e as crianças com toda certeza começaram a se comportarem muito melhor.

 

Procure também criar um instante em sua residência onde se desliga-se tudo, tv, computador, rádio, e sentem juntos para estudar por alguns minutos a Bíblia e a Palavra de Deus, e faça isto com muito foco.

 

Faça disso uma prática, que aos poucos as crianças irão assimilar tudo isso com muito mais facilidade e com toda certeza será muito mais prazerosa para ela.

 

  • Dica 4: Invista em materiais de estudo e apoio para as crianças:

 

Caso tenha condições procure investir em materiais de estudo, assim ensinar a Bíblia para crianças ficará muito mais fácil, prático e divertido. Não encare isto como um gasto, e sim como um investimento no estudo bíblico infantil das crianças, e assim poderá estar ensinando a Bíblia com criatividade 😀

 

E se não tiver muitas condições financeiras o jeito mesmo é improvisar, usando sempre a criatividade, praticamente tudo pode ser realizado com um custo bem inferior.

 

Nos dias de hoje com a evolução da tecnologia, é mais frequente você encontrar excelentes materiais bem mais acessíveis e que podem ser usados simplesmente no computador, no tablet e até mesmo no celular. Use e abuse desses recursos.

 

Inclusive gostaríamos de recomendar um material muito interessante, o “Kit Criança Cristã”, que por sua vez conta com excelentes materiais de apoio desenvolvidos especialmente pros papais e mamães que querem e desejam ensinar a Palavra de Deus com criatividade aos seus amados pequeninos.

 

Para conhecer agora mesmo o “Kit Criança Cristã” basta clicar aqui.

 

  • Dica 5: Explore as histórias da Bíblia:

 

Geralmente as histórias carregam em si um enorme poder de ensinamento e aprendizado. E não é à toa que Jesus Cristo exorbitou das parábolas e das histórias. Isto funciona praticamente pra todas as idades sempre.

 

Procure aprender histórias legais da Bíblia, faça um ressumo da mesma e conte a seu filho mas de forma tocante, que mexa com ele entende, busque toda via extrair algum ensinamento que tenha importância e que ele precise.

 

Na hora de contar a história represente, faça as vozes dos personagens com diferentes tons de entonação caso seu filho for menorzinho, ele vai adorar, hehe. Encene como no teatro, faça gestos. Certeza que isso será emocionante pra ele e pra você também. E assim ele vai aprender se divertindo.

 

  • Dica 6: Procure sempre ensinar os seus filhos enquanto viver:

 

Na grande maioria das vezes corremos o risco de acharmos que para ensinar a Bíblia para crianças nós devemos parar tudo e nos atentarmos somente a este objetivo. Mas as coisas não são bem assim não! Os pais ensinam os filhos por toda a vida enquanto vivem.

 

Os nosso filhos nos observam o tempo todo, então procure sempre ofertar bons momentos a ele dando bons exemplos. Quando houver a necessidade de corrigi-lo por algum erro, aproveite e utilize da palavra de Deus pra fazer isto.

 

Como exemplo: se sua filha ou filho fizerem alguma arte, fala pra eles assim: olha, papai do céu diz aqui na Bíblia que devemos sempre ser dessa forma, e dessa forma entende meus filhos. Então queremos que obedeça ao papai do céu está bem filho amado e também obedeça ao papai e a mamãe. Essa maneira é bem positiva na hora de ensinar as crianças.

 

  • Dica 7: Procure sempre usar a oração como forma de ensinamento:

 

Uma forma extremamente boa e positiva de conseguir ensinar a apalavra de Deus para crianças é através da oração. Rezar com eles é maravilhoso e muito bom. Procure sempre orar por eles na presença deles.

 

Se por ventura estiverem doentes reze e ore pedindo ao papai do céu pra eles se curarem. E quando estiverem contentes e alegres, rezem e orem ao papai do céu sempre agradecendo por essa grande alegria.

 

Acredite, isso vai gerar um aprendizado fortíssimo e absolutamente prático sobre as práticas orientadas pela Bíblia. A oração não precisa e não tem de ser aquele momento chato, muito pelo contrário, ela pode ser nos pequenos momentos do dia a dia, como por exemplo, na hora de acordar de manhã, no horário das refeições, antes de ir dormir, enfim nos pequenos momentos do dia a dia.

 

Veja um exemplo simples: Papai do céu, por favor ajude o Pedro a ser sempre muito obediente como o profeta Samuel. Papai do céu, por favor ajude a Ana a ser tão forte quanto Davi foi que conseguiu vencer o grande gigante.

 

Faça sempre uma espécie de ligação com as histórias Bíblicas que você já contou pro seu filho, dessa maneira ele irá aos poucos começar também a memorizar a Bíblia e assim ficará muito mais fácil.

 

  • Dica 8: Dicas pros papais e mamães que desejam e querem ir muito além da simplicidade:

 

A algum tempo atrás conhecemos um material extremamente rico e interessante pra você que deseja aprender como ensinar a Bíblia para Crianças, é o curso online de “Formação de Professores e Líderes para o Ministério Infantil”, onde indicamos para diversos pais da igreja, e por sinal eles amaram.

 

Este treinamento online vai dar uma base pra quem realmente deseja, além de poder ensinar seus próprios filhos, também poderá participar do ensinamento das crianças na igreja, não é incrível 😀

 

Confira todos os detalhes desse curso online acessando aqui.

 

Adquira Muito Mais Estudo Bíblico Infantil Em Muito Menos Tempo:

 

Com toda certeza que depois dessas 8 dicas de como ensinar a Bíblia para crianças acreditamos que agora você já está mais preparado (a) para isto certo? Ou você é daquelas pessoas que tem bastante dificuldade de ler a Bíblia e entender?

 

Que tal você juntamente com sua adorada família melhorarem ainda mais o lado espiritual de vocês? Aprendendo assuntos bíblicos de forma simples, prática rápida e sem ter de sair de casa. Usando apenas um microcomputador, tablet, ou smartphone. Que tal?

 

Veja como funciona o “Kit Criança Cristã” acessando esse link agora mesmo. Atenção pois os kits são limitados, então clica e agarre logo o kit de seu filho (a).

3 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 5

Loading...

Este post tem 2 comentários

  1. Muito boas essas dicas, umas eu já usava, outras, porém, eu aprendi aqui..Como já diz a Bíblia: ensine o teu filho o caminho que ele deve andar e quando crescer não se desviará dele. Parabéns pelo estudo aprofundado, continue assim!

    1. Agradecemos pelo feed caro leitor. Com certeza quem ensina o seu filho o caminho que ele deve andar e seguir quando crescer não se desviará mesmo. Muito pelo contrário sempre estará mais próximo de Deus 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu
error: Content is protected !!